PALESTRANTES CONFIRMADOS

Temática: Vida saudável e bem estar em todas as idades

Profa. Ma. Cláudia de Souza Ferreira Martins - Fiocruz-Rio de Janeiro

Palestra: Estratégias de concretização das metas e objetivos traçados na Agenda 2030.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Respondeu pela Coordenação de Gestão, na Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência, Fundação Oswaldo Cruz, de 2013 a 2016. Durante 21 anos foi professora da Universidade Salgado de Oliveira, nas áreas de Nutrição e Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento, Projetos e Gestão em Saúde. Atua em projetos de gestão e planejamento estratégico institucional. Desenvolve, no momento, estudos e pesquisa na área de prospectiva, planejamento, informação e Ciência de Redes. No momento, integra a equipe da Estratégia Fiocruz para implementação da Agenda 2030.


Prof. Dr. Alexis Rivas Toledo-PUCE Equador

Palestra: Sostenibilidad ecológica, salud y antropología medica.

Doutor em Ecologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha; Mestrado em Antropologia Social pelo Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social do México; Antropólogo Social PUC do Equador, Quito. Professor pesquisador especializado em sistemas políticos, etnia, democracia, sustentabilidade ecológica, saúde e antropologia médica. Estuda o papel das ONGs e da sociedade civil diante da construção de movimentos sociais, identidades étnicas, políticas públicas e democratização. Atualmente é professor na F. Medicina-PUCE.


Profa. Dra. Iracema Ferreira de Moura-Ministério da Saúde.

Palestra: Sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis e sua relação com a saúde das populações

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2006) na subárea de Politica Agrícola e Agrária, doutorado no curso de Pós-Graduacão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária na Universidade Rural do Rio de Janeiro (2016). Exerce o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) vinculada ao Ministério da Saúde na Coordenação de alimentação e Nutrição. Professora colaboradora na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasilia (UNB).


Profa. Dra. Betina Hörner Schlindwein Meirelles-UFSC

Palestra: Impactos dos diferentes estilos de vida na saúde em todas as idades

Possui graduação em Enfermagem, mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio doutoral na Westfäliche Wilhelms Universität Münste. É professora associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, nos Cursos de Pós-graduação em Enfermagem e Mestrado Profissional em Informática em Saúde. Atua como membro do corpo editorial e como revisora de diversos periódicos nacionais. Tem como foco de seus estudos temas como: Interdisciplinaridade e promoção da saúde; complexidade em saúde e enfermagem; gestão e gerenciamento em saúde, com enfoque no cuidado nas condições crônicas de saúde/doenças emergentes e reemergentes/AIDS.


Me. Sílvia Beatriz Costa Czermainski - Secretaria de Saúde do RS

Palestra: Promoção do cuidado integral e práticas integrativas e complementares

Graduada em Farmácia pela UFRGS (1981), Especialista em Saúde Pública (ESP/ENSP, Fiocruz, 1988) e Especialista em Gestão em Saúde (UFRGS, 1998); Mestre em Ciências Farmacêuticas, Mestrado Profissional em Gestão da Assistência Farmacêutica, linha de pesquisa Políticas de Saúde (UFRGS, 2009). Atua na Secretaria Estadual da Saúde do RS, na função de coordenadora da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. Tem experiência em gestão pública, na área de gestão de serviços de saúde, com ênfase em Política de Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Farmacêuticas, Gestão da Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, no que tem atuado nas estratégias da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, vinculando às Práticas Integrativas e Complementares.


Dr. José Carlos Zanelli - Faculdade Meridional

Palestra: TRANSIÇÃO PARA APOSENTADORA: Prioridades da vida para ser bem vivida

Psicólogo, educador, pesquisador, escritor, consultor e conferencista. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Instituto Sedes Sapientiae (1978), Mestrado em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (1984), Doutorado em Educação/Psicologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (1998), com foco nas ações de uma gestão estratégica, Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007), com foco nas teorias e tratamento do estresse nas organizações de trabalho, e Pós-Doutorado pelo Instituto Português de Oncologia do Porto (2014), com foco na gestão preventiva de riscos psicossociais. Atuou durante 30 anos em atividades administrativas, no magistério de ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu (Psicologia, Administração e Engenharia de Produção), na pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (1985-2014). Atualmente, é Diretor do Instituto Zanelli - Saúde e Produtividade, no qual promove congressos, cursos, palestras e assessorias.


Temática: Territórios saudáveis e sustentáveis

Me. Henrique Massaru Yuri - EPAGRI

Palestra: Sistemas de Produção de Maçãs na Serra Catarinense

Possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado em Economia Aplicada pela USP - Universidade de São Paulo (1999 e 2004). Tem experiência na área de Agronomia, Economia e Administração, com ênfase em Economia Agrícola e Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de decisões e administração de risco, administração da produção, microeconomia, e produção vegetal. Como Engenheiro Agrônomo, no campo, trabalhou com as culturas de maçã, soja (grão e semente), milho e algodão. Na Epagri, atuou como Extensionista Rural no município e Urupema e, atualmente, é Agente Técnico de ATER na Gerência Regional de São Joaquim.


Valmor Lopes Ramos - EPAGRI

Palestra: Produção orgânica

Técnico em Agropecuária, extensionista Rural da Epagri a 17 anos. Atualmente cursa o curso de Agronegócio pela Unicesumar. Produtor de morango biológico desde 2011 em Capão Alto SC. Realiza assistência técnica a produtores de morango orgânico de Painel desde 2015.








Ma. Estefânia Damboriarena-EMBRAPA

Palestra: Boas práticas agropecuárias - Desafios para a carne e ambiente de qualidade.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1990) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, exercendo a função de Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia.





Profa. Dra. Gertrudes Corção - UFRGS

Palestra: Resistência Microbiana e disseminação de genes de resistência no ambiente aquático.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Molecular Biology - University of Glasgow (1993). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Microbiologia/ICBS/UFRGS e orientador de mestrado e doutorado do PPG Microbiologia Agrícola e do Ambiente. Leciona nos cursos de Graduação Biomedicina, Nutrição e Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da diversidade bacteriana em ambientes aquáticos; pesquisa de bactérias resistentes a antimicrobianos e disseminação de genes de resistência no ambiente aquático.


Prof. Dr. Everton Skoronski - UDESC

Palestra: Tecnologias de tratamento de água e desafio dos contaminantes emergentes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Realizou estágio Pós-doutoral no departamento de Engenharia Química do Imperial College London (2018). Desde 2011 é Professor Associado, lotado no Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando na área de Sistemas de Tratamento de Água. É também Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e lidera o grupo de pesquisa Laboratório de Tratamento de Água e Resíduos (LABTRAT). Possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente no tema Engenharia de Tratamento de Água e seus Subprodutos.


Promotor de Justiça Eduardo Paladino-MPSC

Palestra: Agrotóxicos na água, nos alimentos e na saúde

Ingressou no Ministério Público do Estado de Santa Catarina em outubro de 1995, tendo atuado nas Promotoris de Justiça de Içara, Santa Cecília, Videira, Criciúma e Capital. Exerceu a Coordenação do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas na região sul do Estado. Na Capital, é titular da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, com atribuição na área do consumidor e atuação nas causas de abrangência estadual. Em abril de 2019, foi designado para coordenar o Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina.


Ministrantes de minicurso

Minicurso: Práticas Integrativas e Complementares

Ministrante: Esp. Jordana Aguiar-UNIPLAC

Graduação em Psicóloga-Uniplac (2017). Especialista em Saúde da Família e Comunidade -Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Uniplac (2019). Estudante de Acupuntura, pela faculdade Ibrate. Terapeuta Holística no Espaço Vichara (Yoga e Terapias Orientais). Terapeuta Integrativa na Clínica Le Santé (Centro Avançado em Oncologia).



Minicurso: Compostagem Ecológica

Ministrantes: Me. Germano Güttler-UDESC - Lages

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2011. Atualmente é professor das disciplinas de Horticultura, Olericultura, Agroecologia e Agrossilvicultura no Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da UDESC, no município de Lags-SC. Tem experiência nas áreas de horticultura, manejo de resíduos orgânicos residenciais e industriais, produção agroecológica e viveiros florestais.


Ma. Silvia Maria Alves da Silva de Oliveira-SESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1989). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Apoio:
Realização: