Conheça o Histórico do nosso Simpósio

O Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território conta com um histórico de sete edições, todas realizadas nas dependências da UNIPLAC. A primeira edição foi realizada entre os dias 15 a 19 de maio de 2012 (financiamento FAPESC e CAPES). Nesse evento foram discutidas as relações entre o território e as redes sociais e técnicas, obtendo avanços no campo científico e na troca de saberes entre múltiplos atores sociais, no que se refere às estratégias para a melhoria das condições ambientais e de saúde, bem como, discussões acerca da ocupação humana de territórios e as repercussões ambientais e na saúde.
A segunda edição do Simpósio foi realizada de 06 a 08 de novembro de 2013, com o apoio financeiro da CAPES (CAPES/PAEP 2741/2013-26) e privilegiou ações e conhecimentos interdisciplinares para a produção, a troca e a socialização de conhecimentos entre os participantes, provenientes de outras localidades do Brasil e exterior acerca do tema Tecnologia Social, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental. O evento promoveu a formação de recursos humanos e ampliou a discussão dos temas, contribuindo para a reflexão acerca de políticas públicas e seus impactos sociais e econômicos. Entre os dias 9 e 10 de novembro de 2015 foi realizada a terceira edição deste evento, financiado pela FAPESC (Proeventos nº 01/2015), cujo tema central referiu-se a Saúde no ambiente rural e urbano e contou também com o II Colóquio de Educação Permanente. De forma geral, esta edição promoveu espaços para a reflexão e o debate acerca da Saúde no Ambiente Rural e Urbano com a publicação de 113 trabalhos completos, 74 resumos e 30 obras artísticas. Assim como nos eventos anteriores foram estabelecidas parcerias de cooperação científica entre pesquisadores de Instituições internacionais com a UNIPLAC.


A quarta edição do Simpósio teve como tema central “Alimentos Seguros, Nutritivos e Suficientes”, inspirado na Assembleia Geral da ONU, que definiu o período entre 2016 a 2025 como a Década de Ação pela Nutrição. Com esse propósito, a ONU reconhece a necessidade de melhorar a segurança alimentar, nutricional e promover a agricultura sustentável para que se possam alcançar os propósitos da Agenda 2030. O evento foi realizado nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2017, com o apoio financeiro da FAPESC (Proeventos nº 07/2016) e CAPES (PAEP Edital 21/2016). Estes apoios foram fundamentais para a realização deste evento, bem como, a participação de palestrantes de renome internacional para tratar da temática segurança alimentar e suas implicações na saúde das populações. Durante os três dias de evento, foram debatidos temas como: segurança alimentar e nutricional; qualidade e segurança dos alimentos; consumo sustentável e promoção de saúde; vigilância aos agrotóxicos e seus impactos na saúde, trabalho e ambiente. Durante o evento, pesquisadores de diversas instituições puderam apresentar trabalhos completos e resumos, somando 333 trabalhos submetidos no total.


A quinta edição do Simpósio ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2019 e contou com o apoio de três Instituições como parceiras. Esta edição do Simpósio foi inspirada no Objetivo 3 da Agenda 2030 adotado na Assembleia Geral da ONU, que visa assegurar uma condição de vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. O apoio financeiro foi fornecido pela FAPESC – edital FAPESC Nº 01/2019 – PROEVENTOS 2019/2020 – FASE 1, e foi fundamental para a realização do evento como um todo. Durante os três dias de evento foram abordados temas que visavam proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem, de forma digna, a saúde ambiental, alimentação segura e de qualidade e o bem-estar, avançando com o desenvolvimento sustentável e a globalização. O evento contou com a participação de 291 inscritos que participaram presencialmente, contando também com a participação de representantes de 8 Estados de 37 instituições diferentes, além disso, destaca-se que foram submetidos 328 trabalhos científicos. Este saldo reafirma a relevância do Simpósio que mais uma vez alcança seu objetivo de fomentar, de forma interdisciplinar, as discussões sobre o ambiente e a saúde em sua complexidade.


A sexta edição do Simpósio aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2021, intitulada de Saúde Única: Desafios e Perspectivas, e aconteceu concomitantemente com o VI Encontro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no SUL do Brasil – SIPA SUL “Desafios do SIPA para a década: Produção de alimentos e serviços ecossistêmicos” aconteceu de maneira remota em decorrência da Covid-19. Esta sexta edição foi inspirada em alguns objetivos da Agenda 2030 adotado na Assembleia Geral da ONU: objetivo 2, com a temática fome zero e agricultura sustentável; objetivo 3, que contempla a saúde e o bem-estar; objetivo 6, que visa garantir o acesso e a gestão da água e saneamento à população, objetivo 11, que pretende tornar as cidades e as comunidades mais sustentáveis; objetivo 13, que busca ações contra a mudança climática global, e por fim, objetivo 15, que visa proteger toda a vida terrestre. A proposta, veio ao encontro da necessidade de suprir lacunas no campo técnico, científico e social da saúde única, da produção de alimentos e da manutenção dos serviços ecossistêmicos e contou com o apoio financeiro fornecido pela FAPESC – edital FAPESC Nº 02/2020 – PROEVENTOS 2020/2021. O evento contou com a participação de 363 inscritos, oriundos de 24 estados e 60 cidades brasileiras, bem como, de participantes de quatro diferentes países. Foram submetidos 227 trabalhos completos, 134 e-posters e 10 fotografias, totalizando 371 trabalhos. Estes resultados revelam a importância e abrangência do VI Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território e do VI SIPA SUL, que juntos alcançaram o objetivo de fomentar, de forma interdisciplinar, as discussões sobre as interconexões entre ambiente e saúde em sua complexidade.


A sétima edição do evento “Saúde Pública e Vigilância Ambiental” aconteceu na UNIPLAC de 30 de maio a 1º de junho de 2023, marcando o retorno às atividades presenciais após a edição online devido à pandemia da COVID-19. O simpósio foi realizado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/Lages), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CAV), e a Universidade Regional de Joinville (UNIVILLE), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) através do Edital nº 23/2022 Proeventos 2023. A temática focou na contaminação e poluição do ar, água e solo, alinhada aos objetivos da Agenda 2030 da ONU. Os palestrantes discutiram os impactos dos contaminantes ambientais, como metais pesados, agrotóxicos, pesticidas, medicamentos e microplásticos, e suas consequências na saúde humana, biodiversidade e ecossistemas. O evento contou com 398 participantes de diversas instituições, resultando na aceitação de 94 trabalhos completos e 94 resumos após avaliação às cegas.