Atenção! O prazo para envio dos trabalhos foi prorrogado para o dia 02/05/2023.

Palestrantes

Dra. Maria Elena Crespo Lopez

Contaminantes Ambientais em Comunidades Ribeirinhas

Doutora em Bioquímica pelo Instituto de Neurociências Doctor Oloriz da Universidad de Granada (Espanha). Realizou pós-doutorados (1999-2003) sobre genética populacional e doenças neurodegenerativas em Portugal (Universidade de Lisboa e Universidade de Aveiro) e México (Centro de Investigaciones Biomédicas de Occidente). Professora Titular do Instituto de Ciências Biológicas (UFPA), lecionando Farmacologia para as Graduações da Área das Ciências da Saúde e Biológicas (Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Nutrição), Bioestatística para a graduação de Biologia e Elaboração de Textos Científicos para a Graduação de Biomedicina. Tem formado recursos humanos que atualmente integram os quadros de docentes permanentes de instituições federais como a UFPA e a UFRA e nucleado novos grupos de pesquisa nessas instituições. Pesquisa na área de Toxicologia e Farmacologia Molecular, com ênfase em genética epidemiológica e pesquisa translacional. Está incluída entre os Latin-America Top 5.000 Scientists (AD Scientific Index, https://www.adscientificindex.com/) e é membro integrante do UNEP Global Mercury Partnership.

Dra. Thais Mauad

Palestra: Microplásticos e os impactos na saúde humana.

A Dra. Mauad possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Patologia – Departamento de Patologia da mesma Universidade (1998). Atualmente é Professora Associado do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia pulmonar e ambiental, com enfâse em asma e outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Foi vice- coordenadora do INCT Análise Integrada do Risco Ambiental (www.inaira.org). Fez parte do Comitê Internacional ATS/ERS para nova definição de asma grave.

Coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Dr. Marco Tadeu Grassi

Palestra: Poluentes emergentes na água: ameaças invisíveis à saúde e aos ecossistemas

O Professor Grassi é graduado em Química, com mestrado em Química Analítica e doutorado em Química Ambiental pela UNICAMP e pós-doutorado pela University of Delaware (EUA), onde foi professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (1994-1996) e desde agosto de 1998 é professor no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química aquática e de sedimentos, especiação de metais e metalóides, comportamento e destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no ambiente. É coordenador do Grupo de Química Ambiental da UFPR e vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). É também membro do Departamento de Cientistas e do Núcleo de Estudos de Bioética (NEBio) da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), organização não governamental filiada a ONU, que atua na criação de valores humanos em prol da paz, cultura e educação

Fábio Kummrow

Palestra: Os contaminantes emergentes em águas superficiais e subterrâneas: A realidade brasileira.

O Dr. Kummorw possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Vale do Itajaí (1998), Mestrado em Farmácia (área de concentração Toxicologia e Análises Toxicológicas) pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2006). Atua como Professor das unidades curriculares Análises Toxicológicas e Ecotoxicologia na

Universidade Federal de São Paulo-Campus Diadema (2010). Docente permanente do curso de Mestrado em Ecologia e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Alfenas (2009) e Professor Visitante no curso de Mestrado em Tecnologia da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia trabalhando com contaminantes genotóxicos, extração por blue rayon, contaminação de águas doces e estuarinas, mutagenicidade de material particulado do ar, exposição ambiental a metais tóxicos, avaliação da toxicidade de resíduos da indústria têxtil e farmacêutica veterinária, análises químicas direcionadas pelo efeito biológico (ADEB) e avaliação ecotoxicológica de nanomaterias.

Julia Writh

Palestra de encerramento da I Mesa Redonda: O reencantamento do ser humano com a natureza

A palestrante Dr. Julia Writh trabalha há mais de 30 anos em pesquisa e desenvolvimento aplicado em agricultura sustentável e segurança alimentar. Especialista na capacitação e resiliência de comunidades vulneráveis a desastres naturais e causados pelo homem e na regeneração da base de recursos naturais. Sua experiência profissional foi desenvolvida nas Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, no Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, União Européia; no Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) – CIP, Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal; departamentos governamentais do Reino Unido, Department for Environment, Food and Rural Affairs (DEFRA), além de setores privados e não-governamentais. Possui experiência específica em países da Europa – Reino Unido, Holanda e Espanha; América Central e do Sul – Peru, México, Cuba, Brasil, Jamaica; Ásia – Afeganistão, China, Sri Lanka, Índia, Indonésia; África – Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Quênia, Nigéria, África do Sul.

Dr. Francisney Nascimento (UNILA)

Palestra: O tratamento dos pacientes com doenças neurodegenerativas decorrentes de fatores ambientais através do uso de canabidiol (CBD).

Professor Adjunto de Farmacologia Clínica do curso de Medicina e do Mestrado em Biociências, ambos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, PR. Coordenador do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica (www.labneurofarmaco.com), Faculdade de Medicina, Unila desde 2017, onde realiza pesquisa clínica sobre atividades farmacológicas da Canabis e da Ayahuasca em doenças neurológicas, reumatológicas e psiquiátricas.

Dr. Aderbal Silva Aguiar Junior

Palestra: O exercício protege contra um modelo ambiental de doença de Parkinson.

Co-fundador da StartUp Cannabisports. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq/PQ-2 em Neurofisiologia. Professor/Pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do grupo de pesquisa e do Laboratório Biologia do Exercício Físico (LaBioEx). Desenvolve projetos de pesquisa e inovação em duas linhas: 1) A neurofisiologia do exercício físico, como o desenvolvimento da fadiga central e mental ao exercício, e os efeitos modificadores de doença em modelos experimentais de doenças neurológicas e COVID-19. 2) Farmacologia do esporte, para explorar recursos ergogênicos (cafeína e fitocanabinóides) envolvidos no melhor desenvolvimento da forma e vida desportiva.

Barbara Smith

Palestra: Insetos polinizadores e a Saúde Ambiental

Professora de Agricultura Ecológica e Ciências Públicas no Centre for Agroecology, Water and Resilience (CAWR), Coventry University, trabalhando com biodiversidade e agroecologia com forte envolvimento da comunidade através de ligações interdisciplinares com ciências sociais e saúde humana. Tem graduação em Heritage Conservation pela Bournemouth University, PhD Centre em Ecology and Hydrology pela Bournemouth University. Atualmente investiga os efeitos da poluição do ar e dos microplásticos na saúde e produtividade das abelhas através do mapeamento dos materiais particulados nas colmeias, nos corpos das abelhas e seus produtos correlacionando com doenças, cargas parasitárias e produtividade .